Informação sobre cistite, causas, sintomas e tratamento da cistite, identificando formas de a diagnosticar e procedimentos para a sua cura.


Cistite, uma inflamação da bexiga

A cistite é uma inflamação da bexiga (o saco que armazena a urina) e é o tipo de infeção mais comum do trato urinário.
Cistite geralmente ocorre quando as bactérias que vivem normalmente no intestino viajam até o tubo curto (uretra) que liga a bexiga para o exterior. Uma vez no interior da bexiga, estas bactérias crescem rapidamente.
A cistite é comum em mulheres de todas as idades. Cerca de 30 a 50 por cento das mulheres terão cistite em algum momento das suas vidas. Uma mulher fica mais predisposta a contrair cistite quando é sexualmente ativa, durante a gravidez e após a menopausa. A infeção não pode ser transmitida para outras pessoas durante as relações sexuais.
As mulheres adquirem cistite mais frequentemente do que os homens, porque as mulheres têm uma uretra mais curta. Os uretrais, aberturas vaginal e anal também são muito próximas, o que facilita a transmissão de um lado para o outro.
Os sintomas de cistite incluem:
• Ardor ou queimadura quando você urinar;
• Passagem apenas de pequenas quantidades de urina;
• Vontade de urinar com mais frequência;
• Sensação de que a bexiga ainda está cheia, após urinar;
• Urina turva, escura ou com sangue e com mau cheiro;
• Dor na parte inferior do abdômen;
• Sensação de mal estar com náuseas, febre e dor de cabeça.

Embora a cistite possa ser muito desconfortável, ela é no entanto fácil de tratar com antibióticos. Os antibióticos agem rapidamente e os sintomas melhoram, muitas vezes dentro de dois dias.
Se os sintomas persistirem, consulte o seu médico local. Cistite pode tornar-se grave se não for tratada, e pode levar a uma infeção do rim e, por vezes danos nos rins.