Informação sobre cistite, causas, sintomas e tratamento da cistite, identificando formas de a diagnosticar e procedimentos para a sua cura.


Cistite

A infecção urinária pode comprometer somente o trato urinário baixo, o que especifica o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior; neste caso, utiliza-se a terminologia infecção urinária alta, também denominada pielonefrite. A infecção urinária baixa ou cistite pode ser sintomática ou não.
As infecções do trato urinário podem ser complicadas ou não complicadas, as primeiras tendo maior risco de falha terapêutica e sendo associadas a fatores que favorecem a ocorrência da infecção.
A infecção urinária é complicada quando ocorre em um aparelho urinário com alterações estruturais ou funcionais.
Habitualmente, as cistites são infecções não complicadas enquanto as pielonefrites, ao contrário, são mais freqüentemente complicadas, pois em geral resultam da ascensão de microrganismos do trato urinário inferior e estão freqüentemente associadas com a presença de cálculos renais.
Tanto a infecção urinária baixa como a alta podem ser agudas ou crônicas e sua origem pode ser comunitária ou hospitalar.

Especialistas dizem que a maioria das mulheres vai ter pelo menos uma incidência de cistite durante suas vidas. Um número considerável de mulheres tem mais de uma incidência ao longo da vida. Os médicos dizem que uma mulher deve consultar o seu médico (clínico geral ou médico de atenção primária) quando ela fica com cistite pela primeira vez, ou quando uma mulher tiver cistite três ou mais vezes no decorrer de um período de doze meses.

Os profissionais de saúde recomendam que todos os homens as crianças devem consultar o seu médico se tiverem sintomas de cistite.


Quando os homens têm cistite, esta tende a ser potencialmente mais grave do que quando surge nas mulheres. Cistite masculino é mais provável de ser causado por alguma outra condição grave subjacente, tal como uma infecção da próstata, o cancro, uma obstrução ou uma próstata aumentada. Na maioria dos casos de cistite masculina, o tratamento precoce é eficaz e o problema pode ser resolvido. No entanto, a infecção da bexiga masculina quando tratada pode levar a infecções e/ou danos renais ou da próstata. Homens que têm relações sexuais com homens são mais propensos a apresentar cistite do que outros homens.