Informação sobre cistite, causas, sintomas e tratamento da cistite, identificando formas de a diagnosticar e procedimentos para a sua cura.


Infecções Urinárias

A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas mais comuns.
Bacteriúria é definida como a presença de bactéria na urina, que pode ser assintomática ou associada à infecção aguda ou crônica do trato urinário. Cistite e uretrite correspondem a síndrome que consiste em disúria, urgência miccional, polaciúria e desconforto suprapúbico acompanhada ou não de infecção do trato urinário superior.
Pielonefrite aguda é uma infecção dos rins e é descrita como uma síndrome febril, com dor em flanco e/ou região lombar acompanhada ou não de disúria.
A prevalência de bacteriúria em mulheres é de 1 a 3%. Das mulheres, 10 a 25% terão um episódio da infecção do trato urinário sintomática durante a vida. A prevalência de bacteriúria entre os homens é
menor que 0,1% e geralmente associada a anormalidades anatômicas como obstrução. As mulheres grávidas têm risco aumentado de bacteriúria, com prevalência entre 4 e 7%. Das gestantes com bacteriúria 25% desenvolvem infecção urinária. Entre os idosos a prevalência de bacteriúria sobe para 10% nos homens e 20% nas mulheres, como conseqüência de hipertrofia prostática, prolapso de bexiga, bexiga neurogência.