Informação sobre cistite, causas, sintomas e tratamento da cistite, identificando formas de a diagnosticar e procedimentos para a sua cura.


Prostatite

A prostatite é a condição inflamatória da próstata. Pode ser classificada em aguda ou crônica e ter origem infecciosa ou não infecciosa.
A síndrome dolorosa pélvica, antes denominada prostatodinia, é uma entidade distinta na qual a dor perineal crônica não tem origem comprovadamente prostática. A prostatite bacteriana aguda caracteriza-se por dor perineal, febre, calafrios, sintomas miccionais irritativos (urgência miccional, polaciúria, disúria) e até retenção urinária aguda. Necessita de pronto tratamento, pois pode evoluir para sepse e abscesso prostático e se disseminar para órgãos adjacentes como o epidídimo e testículo. Ao exame físico, o toque digital mostra a próstata aumentada de volume, amolecida e dolorosa. A prostatite bacteriana crônica, geralmente tem sintomas brandos e graus variados de disfunção miccional, e caracteriza-se por infecções urinárias recorrentes, causadas pela persistência do patógeno no sistema secretor prostático. O tratamento das prostatites deve ser realizado com antimicrobianos que apresentem elevada biodisponibilidade no tecido prostático e, geralmente, deve ser prescrito por tempo prolongado.