Informação sobre cistite, causas, sintomas e tratamento da cistite, identificando formas de a diagnosticar e procedimentos para a sua cura.


Como se trata a cistite

Antes de se iniciar o tratamento da cistite, é necessário testar uma amostra de urina para determinar o tipo de infeção.
Os antibióticos são usados para tratar a infeção. Você deve fazer o curso completo, mesmo que se sinta melhor, já que algumas bactérias ainda podem estar ativas.
Os resultados da sua amostra de urina devem ser analisados pelo seu médico para se certificar de que você está tomando os antibióticos corretos.
Alkalinisers (como Citralite, Citravescent ou Ural) podem ajudar a melhorar os sintomas (como ardência durante a micção) e podem ser comprados numa farmácia. Outra opção de tratamento é a toma de uma colher de chá de bicarbonato de sódio num copo de água (250 ml) três vezes ao dia. Por favor, verifique com o seu médico ou farmacêutico se estes podem ser tomados com quaisquer outros medicamentos que você possa estar a tomar.

• Certifique-se de esvaziar completamente a bexiga cada vez que você urinar.
• Descanse bastante.
• Tome analgésicos leves, como paracetamol ou Panadine (paracetamol / codeína), para a dor (se necessário).
• Coloque um pacote quente, como uma garrafa de água quente enrolada numa toalha, em seu abdômen ou nas costas para ajudar a aliviar a dor.

As mulheres que tiveram uma infeção são propensas a desenvolver outra. Isto é mais provável em mulheres sexualmente ativas. Cistite recorrente deve ser tratada precocemente, pelo que deve consultar o seu médico logo de que se aperceba de uma nova infeção, através dos sintomas associados. Isto é especialmente importante se você estiver grávida, já que uma infeção não tratada pode afetar o crescimento de seu bebê.
Se a cistite continuar a aparecer ao longo do tempo, você pode precisar de mais testes e ter de recorrer a  um urologista (um médico especializado em problemas urinários) para posterior tratamento. Algumas pessoas precisam tomar antibióticos todos os dias para prevenir infeções de repetição.